Cadeira com sensor avisa se pai esquece bebê dentro do carro
Alertas sonoros e visuais alertam para presença de criança no veículo
Sensor de peso instalado na cadeira detecta se criança está
sentada; outro equipamento identifica se a porta abriu
Esquecer um bebê dentro do carro pode ter consequências trágicas, incluindo a morte da criança. Para ajudar os pais a lembrar de tirar os filhos do veículo o professor de matemática Elder Ramires, de 28 anos, criou um sistema que “apita” e pisca quando o bebê corre o risco de ficar trancado.
No mês passado, um bebê de seis meses morreu na zona leste de São Paulo depois de ser esquecido no carro da mãe, que pensou ter deixado a criança na creche e foi para o trabalho
Pensando em casos como esse, Ramires criou um sistema chamado Baby Alarm, que é instalado na cadeirinha em que os bebês viajam dentro do carro. A tecnologia funciona com dois sensores – um de peso, que detecta se há alguém sentado na cadeira, e outro magnético, que verifica se a porta do veículo foi aberta.
Se a porta abre e a criança está sentada, o motorista ouve um alarme sonoro e vê uma luz piscar no painel do carro. Por enquanto, o Baby Alarm é apenas um protótipo, já que Ramires patenteou o produto, mas encontra dificuldades para achar um parceiro para a invenção.
Ele diz que já tentou acordos com fabricantes dessas cadeirinhas e montadoras de automóveis, mas não teve sucesso. Ele diz que um dos motivos disso é que os pais ficariam “na defensiva” sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário