Após os 45 anos, muitos homens apresentam alguns sinais de hiperplasia benigna da próstata (HBP). Trata-se de uma situação em que glândula do sistema reprodutor masculino aumenta de tamanho. Mas atenção: não é uma situação maligna.
Está preconizado que todos os homens após os 50 anos devem consultar regularmente o seu médico assistente, a fim de saberem qual o estado de saúde da próstata. Segundo os dados divulgados pela Associação Portuguesa de Urologia (APU), cerca de 60 a 70% dos homens com mais de 60 anos sofrem de hiperplasia benigna da próstata (HBP).
Esta situação, embora não seja de origem maligna, pode provocar algumas complicações de saúde, nomeadamente no que se refere ao tracto urinário. «Com o crescimento da próstata, a uretra é comprimida, gerando uma obstrução urinária», explica Tomé Lopes, presidente da APU. Com a bexiga a realizar um maior esforço, os doentes apresentam maior frequência urinária e uma menor pressão do jacto, acompanhado de urgência nas micções.
Apesar de muitos homens julgarem que estes sintomas são próprios da idade, o especialista diz que não se deve virar as costas ao problema. «Hoje em dia, esta patologia é facilmente tratável, desde que os homens procurem o médico na fase inicial, aquando dos sintomas miccionais. Se protelarem, a HBP pode evoluir para estádios terminais mais graves, em que a bexiga deixa de funcionar convenientemente.»
Nenhum comentário:
Postar um comentário