quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Após dieta de três meses, tatu obeso perde dois quilos

Tatu diagnosticado com obesidade mórbida está em tratamento.
Dieta muito rígida poderia causar problemas de saúde ao animal.

Em novembro, quando iniciou tratamento contra  obesidade, tatu estava com 16,2 quilos 

Após quase três meses de dieta e muito exercício, o tatu diagnosticado com obesidade mórbida em Eunápolis (BA) já emagreceu dois quilos. Ele pesa, agora, 14 quilos.
O animal, de 5 anos, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em novembro do ano passado. Ele estava com 16,2 quilos – mais do que o dobro do peso normal, que varia de três a seis quilos.
Para emagrecer, o tatu passa por uma dieta e só come ração baseada em alimentos naturais. Ele também se exercita todos os dias.
Segundo o biólogo do Ibama, Lucas Mendonça da Mota, o tatu não pode ter uma dieta muito rígida para evitar problemas de saúde.
“Não podemos colocá-lo sob qualquer tipo de dieta, porque o animal pode apresentar problemas e até morrer. Esperamos que ele emagreça mais, porém o processo não será tão rápido”, explicou ao blog.
Há uma semana, o tatu foi enviado no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA) de Porto Seguro (BA), que é gerenciado pelo Ibama, para continuar o tratamento. No local, animais silvestres recebem cuidados específicos.
Segundo o biólogo, o tatu poderá ser solto na natureza, mas vai depender de sua recuperação nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário