quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


Dirigente da Geórgia culpa pista por morte de atleta do luge

Presidente do Comitê Olímpico do país diz que padrões de segurança não foram respeitados na pista
Richard Julliart/AFP
Tio de Nodar Kumaritashvili segura o colete que seria usado pelo atleta na prova do luge: georgianos mantêm críticas à pista e às condições de segurança

O presidente do Comitê Olímpico da Geórgia, Giorgi Natsvlishvili, culpou os criadores da pista de luge da Olimpíada de Inverno de Vancouver pela morte de seu atleta Nodar Kumaritashvil, ocorrida na última sexta-feira (12), após um acidente durante a sessão oficial de treinos para a modalidade
Uma investigação dos organizadores apontou que o atleta foi culpado pelo acidente, por entrar na última curva do trajeto em velocidade inadequada - Kumaritashvili perdeu o controle do trenó, foi atirado para fora da pista e acabou batendo as costas num pilar de ferro.
Uma parede foi levantada no local, após o acidente, para evitar que o caso se repetisse. Nesta quinta-feira (18), o australiano Duncan Harvey, do bobsled, sofreu um acidente na mesma pista e foi hospitalizado. Para o dirigente georgiano, os seguidos acidentes são prova de que há um erro na pista.

- Os padrões de segurança não foram devidamente observados. Não importa a velocidade, o atleta nunca poderia ter sido jogado para fora da pista.
O corpo de Kumaritashvili chegou nesta quarta-feira (17) à Geórgia, e o enterro será no sábado (20), na cidade natal do atleta, Bakuriani, que fica a 180 quilômetros da capital Tbilisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário